PSICOLOGIA


Esse tipo de intervenção, portanto aborda os modos de relacionamento da pessoa com o meio, tanto no âmbito familiar como em seu espaço de circulação social.  Considerando a importância de promover a autoestima, a capacidade de encarar novos desafios e consequentemente ter um desenvolvimento saudável, permitindo que o indivíduo seja pleno e realizado é que destacamos a importância do acompanhamento neste processo de crescimento pessoal e adaptação que vai tornar o sujeito capaz, autônomo e protagonista de sua própria vida.


A Psicologia na escola ocupa-se dos aspectos que dizem respeito a um processo revelador de como o encontro entre o aluno, a escola e sua família se faz e acontece. Isto é, de como e em que medida uma criança pode vir a constituir-se como pessoa, cujo desejo singular permitirá uma assimilação de suas funções, podendo, a partir daí desenvolver habilidades instrumentais (fala, aprendizagem, motricidade, etc.) no rumo de tudo que lhe seja significativo.


Este processo de assimilação é constituinte do ser humano, e ocorre, independentemente da existência de lesões ou doenças em seu organismo. Para melhor enfrentar os transtornos que possam surgir durante o desenvolvimento infantil e que frequentemente se manifestam em mais de uma das produções da criança, o trabalho psíquico se insere na clínica multidisciplinar como o elemento que garante que a atenção de todas as áreas envolvidas num tratamento esteja voltada para aquela pequena pessoa aberta e disponível para o conhecimento e que pode ser detentora de suas habilidades instrumentais.

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