Sendo o papel principal da
família a defesa e a proteção da vida, esse ponto é alcançado com a relação
ensino-aprendizagem, sendo o ensino por parte dos mais velhos e a aprendizagem
pelos novos integrantes do grupo familiar.
É por meio desse objetivo
postulado que a família cumpre a função do ato educativo, priorizando o ensino
das ações, que vão desde o cuidado com a capacidade de relacionamento social e
afetivo à aptidão para atividades produtivas e inserção na vida profissional.
Em todas as famílias existem projetos de vida, os quais envolvem desejos para
as novas gerações e projetos para o futuro.
Cada família só pode ter esses
projetos em virtude de histórias, de acontecimentos passados. A família ordena
os acontecimentos vividos num tempo que contém todas as características de sua
estrutura. Possui, dessa maneira, funções e tarefas em seu processo evolutivo.
Nos primeiros anos de vida da criança, o ensino compete totalmente aos pais, e
a aprendizagem, aos filhos.
A função dos filhos é aprender, e
a função parental, ligada a defesa da vida, é ensinar. É pelo ato de
transmissão que a família exercita seu papel, favorecendo a internalizarão de
limites e a noção de realidade, o que ajuda na contenção dos impulsos destrutivos.
O ato de aprender remove
ansiedades como as persecutórias, as depressivas, as confusionais e os
sentimentos perturbadores, como a inveja, o ciúme ou a onipotência. Essa
aprendizagem é iniciada desde o nascimento e o psiquismo infantil vai se desenvolvendo
com base nos atos motores, que vão criando imagens mentais geradoras de
sensações e emoções.
LIVRO: O papel da família na escolha profissional
Autor: Jerson Joaquim da Silva,
editora Yendis, 2006
Postado por: Maria de Fatima Avila (psicóloga)
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