19 março, 2012

PSICOPEDAGOGIA!!! O QUE É ISSO??


Seu filho não vai bem na escola? Tem dificuldades em aprender? Problemas escolares? É inquieto? Desobediente? Desinteressado? Desatento? Agressivo? A Orientadora solicita sua presença constantemente na escola? A professora pede ajuda?
Quando esse pedido de ajuda está ligado a aprendizagem, procure uma PsicopedagogA!


O QUE É PSICOPEDAGOGIA?

É a área do conhecimento que estuda a aprendizagem humana, objetivando facilitar o processo de aprendizagem não apenas no ambiente escolar, mas em todos os âmbitos: cognitivo, afetivo, social e durante toda vida.
A Psicopedagogia cuida do ser que aprende, pois deve evitar o fracasso e facilitar os processos de aprendizagem.
A Psicopedagogia não é a associação da Psicologia com a Pedagogia, pois ela se propõe a pesquisar e resolver os problemas de aprendizagem através de um intercâmbio dos conhecimentos de outras áreas.
Apenas uma área de conhecimento não seria capaz de abarcar a complexidade de um processo de aprendizagem, pois cada indivíduo possui uma modalidade de aprendizagem, um jeito particular de aprender, a Psicopedagogia aliada a outras áreas de conhecimento, está comprometida em resolver os problemas e melhorar as condições de aprendizagem.

Quem é a Psicopedagoga?



A Psicopedagoga é a profissional que auxilia na identificação e resolução dos problemas no processo de aprender. Está capacitada a lidar com as dificuldades de aprendizagem, ou seja, detém um corpo de conhecimentos científicos oriundos da articulação de várias áreas aliadas a uma prática clínica e/ou institucional que considera a multiplicidade de fatores que interferem na aprendizagem.



O QUE FAZ UMA PSICOPEDAGOGA?

O trabalho da psicopedagoga se dá numa situação de relação entre pessoas. Não é uma relação qualquer, mas um encontro entre educador e educando, em que a psicopedagoga precisa assumir sua função de educadora, numa postura que se traduz em interesse pessoal e humano, que permite o desabrochar das energias criadoras, trazendo de dentro do educando capacidades e possibilidades muitas vezes desconhecidas dele mesmo e incentivando-o a procurar seu próprio caminho e a caminhar com seus próprios pés. 
Cabe a Psicopedagoga em primeiro lugar, estabelecer um vínculo positivo com o aprendiz, a fim de proporcionar o resgate do prazer de aprender.

É um trabalho terapêutico centrado na aprendizagem, mas levando-se em consideração o aprendente como um todo, seu meio e suas relações.

A Psicopedagoga elabora diagnósticos e realiza intervenções durante o trabalho com foco na aprendizagem, porém sem perder de vista o ser humano com sua individualidade, capacidade e ambiente no qual está inserido, ou seja, um olhar amplo, imparcial e sem preconceito, uma escuta atenta que vai além das evidências, geralmente já observadas pela família e pela escola. 

“A tarefa da Psicopedagoga é levar a criança a reintegrar-se à vida escolar normal, segundo suas potencialidades e interesses”. (Barone, 1990) 

A Psicopedagoga não trabalha sozinha, atua em parceria com outros profissionais como: Neurologista, Psiquiatras, Fonoaudiólogos, Psicólogos e outros.



O que A PsicopedagogA observa no indivíduo?

  • Coordenação motora ampla 
  • Aspecto sensório motor 
  • Dominância lateral 
  • Desenvolvimento rítmico 
  • Desenvolvimento motor fino 
  • Criatividade 
  • Evolução do traçado e do desenho 
  • Percepção e discriminação visual e auditiva 
  • Percepção espacial 
  • Percepção Viso-motora 
  • Orientação e relação espaço-temporal 
  • Aquisição e articulação de sons 
  • Aquisição de palavras novas 
  • Elaboração e organização mental 
  • Atenção e concentração 
  • Expressão plástica 
  • Aquisição de conceitos 
  • Discriminação e correspondência de símbolos 
  • Raciocínio lógico matemático


OS RECURSOS UTILIZADOS PELA PSICOPEDAGOGA


Não existem recursos específicos e limitados, mas são geralmente jogos, atividades de expressão artística, linguagem oral e escrita, dramatização e todo tipo de recursos que facilitem o desenvolvimento da capacidade de aprender com autonomia e prazer.

“Devemos proporcionar um espaço de confiança, criatividade onde possamos dar um sentido criativo e lúdico ao nosso trabalho”. (Fernández, 2001)



Postado por Leila Scoralick  - Pedagoga e Psicopedagoga do CEAMI


Nenhum comentário:

Postar um comentário